GÊNESE E TRAJETÓRIA DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PELOTAS – RS

Authors

  • Wanda Griep Hirai

Keywords:

educação infantil, política pública, direitos da infância

Abstract

Este trabalho resgata a gênese e trajetória da política pública de educação infantil no município de Pelotas –RS. Identifica um primeiro período que vai de 1849 até a década de 1970, caracterizado pelo atendimento asilar e assistencial de cunho religioso. O segundo período, compreende dois momentos: o pré-e o pós-Constitucional (1979-1998), e corresponde ao surgimento e expansão da política pública de educação infantil propriamente dita. Historicamente, a implantação da política da infância em Pelotas, assemelha-se a política nacional adotada no período estudado. A inclusão da mão-de-obra feminina nas fábricas, principalmente de conservas que se instalaram no município exigiu a criação de creches municipais até então inexistentes . Numa visão de educação compensatória e de baixo custo, verificou-se grande expansão da educação infantil durante as gestões de três prefeitos municipais. Apesar desta expansão, um expressivo número de crianças continua sem acesso a este direito conquistado e assegurado pela Constituição Federal de l9881 .

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Wanda Griep Hirai

Professora auxiliar da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (Escolas de Serviço Social, Direito, Ciências Empresariais e Educação). Assistente Social da Casa da Criança São Francisco de Paula. Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Católica de Pelotas.

Published

2012-09-06

How to Cite

Hirai, W. G. (2012). GÊNESE E TRAJETÓRIA DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PELOTAS – RS. Sociedade Em Debate, 8(1), 37-50. Retrieved from https://rsd.ucpel.edu.br/rsd/article/view/558