GLOBALIZAÇÕES E NOVAS QUESTÕES SOCIAIS

Autores/as

  • Sandro Ruduit

Palabras clave:

globalização, pobreza, autoritarismo, violência, degradação ambiental

Resumen

Este texto analisa as novas questões sociais relacionadas aos processos da globalização. Na primeira seção do texto, apresenta-se aspectos do debate sobre a natureza e a extensão da chamada “globalização”. Na segunda, propõe-se o esquadrinhamento do(s) processo(s) de globalização em quatro dimensões relativamente independentes entre si, a saber, econômica, política, cultural e societal. Na terceira, sustenta-se a existência de questões sociais relacionadas às dimensões da globalização: a pobreza, os autoritarismos, as violências e a degradação dos recursos naturais. Por fim, argumenta-se que as novas questões sociais estão a exigir instrumentos de análise que incorporem a multiplicidade, a contingência e a conflitualidade dos processos em curso, contrapondo-se às análises de caráter linear, monolítico e inexorável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandro Ruduit

Sociólogo. Doutorando em Sociologia no PPGS/ UFRGS. Mestre em Sociologia pelo PPGS/ UFRGS. Atualmente trabalha no Projeto de Tese Redes Globais de Empresas e Desenvolvimento Local: relações interfirmas, emprego e qualificação no pólo automobilístico de Gravataí. Trabalho elaborado com apoio financeiro do CNPq.

Publicado

2012-09-06

Cómo citar

Ruduit, S. (2012). GLOBALIZAÇÕES E NOVAS QUESTÕES SOCIAIS. Sociedade Em Debate, 8(3), 73-105. Recuperado a partir de https://rsd.ucpel.edu.br/rsd/article/view/553