DESIGUALDADE ÉTNICA E MARGINALIZAÇÃO: POLÍTICAS SOCIAIS PARA OS GRUPOS CIGANOS NA ESPANHA

Autores/as

  • Márcia Ondina Vieira Ferreira

Palabras clave:

desigualdade étnica, marginalização, políticas sociais, educação compensatória, etnia cigana

Resumen

O trabalho apresenta algumas das políticas sociais dirigidas ao grupo étnico mais discriminado da Espanha, os ciganos, fazendo parte de uma investigação (FERREIRA, 1997) que procurou compreender quais as possibilidades de sucesso escolar das crianças ciganas, tendo em conta a articulação entre as políticas educacionais e sua implementação no cotidiano da escola. Considerando a experiência espanhola, em primeiro lugar pretendo descrever a histórica situação de marginalidade dos ciganos naquele país. Em segundo lugar, serão apresentadas as políticas traçadas pelas autoridades em seu intento de integrar os grupos ciganos à sociedade majoritária, assinalando seus principais pressupostos. Por fim, discutirei a possibilidade de manutenção da identidade étnica a partir dos processos de integração, indagando se a aculturação é um preço justo a pagar em troca do fim da marginalidade e discriminação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Ondina Vieira Ferreira

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca – Espanha.

Publicado

2012-09-17

Cómo citar

Ferreira, M. O. V. (2012). DESIGUALDADE ÉTNICA E MARGINALIZAÇÃO: POLÍTICAS SOCIAIS PARA OS GRUPOS CIGANOS NA ESPANHA. Sociedade Em Debate, 5(2), 105-115. Recuperado a partir de https://rsd.ucpel.edu.br/rsd/article/view/622