O controle social na Previdência: um paradoxo entre o sistema público e o privado

Autores/as

  • Rivânia Lúcia Moura de Assis

Palabras clave:

Previdência social, controle social, participação

Resumen

A previdência social, que se configurou como o modelo predominante de política social no Brasil, vem a partir de 1990, sofrendo um processo de contrarreformas que sintetizam o esfacelamento de direitos conquistados pela classe trabalhadora. Em decorrência desse processo amplia-se o mercado para a previdência privada/complementar. O contexto atual revela o incentivo a adesão dos trabalhadores para os planos privados de previdência como forma de manter sua condição de renda retirada pela previdência pública. Mediante esse contexto o artigo visa analisar as formas de participação dos trabalhadores na política previdenciária via controle social, buscando problematizar que controle vem sendo exercido na Previdência pública e nos espaços de previdência privada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rivânia Lúcia Moura de Assis

Assistente social, professora do Curso de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutoranda do PPG em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado

2012-12-07

Cómo citar

Assis, R. L. M. de. (2012). O controle social na Previdência: um paradoxo entre o sistema público e o privado. Sociedade Em Debate, 17(1), 11-36. Recuperado a partir de https://rsd.ucpel.edu.br/rsd/article/view/683