Serviço social na área do trabalho e reestruturação produtiva: a particularidade de Belém-Pará

Autores/as

  • Vera Lúcia Batista Gomes Universidade Católica de Pelotas
  • Francilene Soares de Medeiros Costa

Palabras clave:

Serviço Social, trabalho, reestruturação produtiva, políticas sociais

Resumen

Este artigo objetiva analisar as mudanças nas formas de gestão do trabalho em empresas privadas e organizações públicas, provocadas pelo processo de reestruturação produtiva que impõem alterações nas políticas sociais voltadas para a reprodução social dos trabalhadores e para obtenção de metas de produção e resultados do trabalho. Destaca-se que essas mudanças têm repercussões sobre as respostas dadas pelos assistentes sociais às novas demandas apresentadas nesses espaços sócio-ocupacionais. Tais repostas, em geral polivalentes, conduzem à uma prática baseada em informações técnicas que tendem a se distanciar da formação profissional generalista do assistente social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Lúcia Batista Gomes, Universidade Católica de Pelotas

Doutora em Sociologia do Trabalho pela Université de Picardie “Jules Verne-Amiens/France. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social-UFPA e do Projeto de pesquisa “Serviço Social do Trabalho no Município de Belém/PA: Tendências e perspectivas” e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “Trabalho, Estado e Sociedade na Amazônia”, inscrito no Diretório do CNPQ.

Francilene Soares de Medeiros Costa

Assistente Social, mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Docente da Faculdade de Serviço da Universidade Federal do Pará - UFPA; Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas “Trabalho, Estado e Sociedade na Amazônia” e do Projeto acima referido.

Publicado

2012-12-10

Cómo citar

Gomes, V. L. B., & Costa, F. S. de M. (2012). Serviço social na área do trabalho e reestruturação produtiva: a particularidade de Belém-Pará. Sociedade Em Debate, 17(2), 137-165. Recuperado a partir de https://rsd.ucpel.edu.br/rsd/article/view/701