A importância da proteção social para a efetivação da reinserção sócio-familiar do portador de sofrimento mental

Autores/as

  • Ronaldo Alves Duarte Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Família, Saúde Mental, Portador de Sofrimento Mental, Política Social, Proteção Social.

Resumen

O presente trabalho consiste em uma reflexão acerca da importância da Proteção Social para a efetivação da reinserção social do portador de sofrimento mental. Assim, faz-se um percurso histórico da saúde mental, procurando mostrar a construção do processo de exclusão social do portador de sofrimento mental, bem como, apresentar a inversão do modelo assistencial oferecido a essas pessoas, o qual era centrado no hospital e passou a ser através de uma rede de serviços diversificados. Faz-se também, uma abordagem da inserção do grupo familiar na proposta de assistência psicossocial oferecida ao portador de sofrimento mental preconizada pela atual política pública de saúde mental brasileira e a importância da proteção social para esse grupo responder às demandas impostas neste contexto.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ronaldo Alves Duarte, Universidade Federal Fluminense

Sou Mestrando em Política Social na Universidade Federal Fluminense. Possuo Mestrado em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela FUNEDI-UEMG (2008), Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Especialização em Saúde Mental: Família e Comunidade pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Há oito anos sou docente no curso de Serviço Social na Faculdade Divinópolis - FACED e sou efetivo no Serviço de Referência em Saúde Mental - SERSAM - Divinópolis. Tenho experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: família, saúde mental e serviço social.

Publicado

2014-04-24

Cómo citar

Duarte, R. A. (2014). A importância da proteção social para a efetivação da reinserção sócio-familiar do portador de sofrimento mental. Sociedade Em Debate, 20(1), 177-201. Recuperado a partir de https://rsd.ucpel.edu.br/rsd/article/view/836