Antinomias da igualdade e da diferença na sociedade contemporânea

Autores/as

  • Maria Thereza Rosa Ribeiro Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

sociologia, direitos do homem, igualdade, diferença, ator social, justiça

Resumen

Arecente decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STF) brasileiro, em 2011,acerca do reconhecimento da união homoafetiva nos traz à cena o propósito daabordagem sobre a antinomia da igualdade e diferença na sociedadecontemporânea. A tese deste artigo está em demonstrar que na decisão dos atoresdo judiciário, no que tange ao argumento jurídico da aprovação da uniãohomoafetiva, pode-se captar argumentos de justificação dos “direitos dosindivíduos a ter direitos”, similar à interpretação de autores que desenvolvema problemática da igualdade e diferença no campo teórico das ciências sociais.Para analisar essa dupla hermenêutica que se apresenta articulada no discursojurídico dos atores (dez ministros) do STJ, recorre-se aos aportes de ClaudeLefort, Louis Dumont e Nancy Fraser. Resgata-se, nesses autores, a interpretaçãodos direitos humanos e das circunstâncias em que surge a ideia de indivíduoenquanto um ator social, bem como a reflexão sobre as formas de convivênciaspossíveis entre os indivíduos na sociedade contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Thereza Rosa Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Informações da autora: Maria Thereza RosaRibeiro é natural de Porto Alegre, RS. Formou-se em Ciências Sociaisna Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1979. É Mestre em Sociologia pelo PPGS da UFRGS (1985). Como formação complementar, realizou aEspecialização em Planejamento e Gestão Urbana pelo Instituto de Estudios enAdministración Local, Madrid, ES, (1987). Em 1999, obteve o título de Doutora em Sociologia, no PPGS do Departamento de Sociologia, da Universidade de SãoPaulo. Realizou o Pós-Doutorado no PPGS, UFRGS, em 2011. É organizadora ecoautora do livro Intérpretes do Brasil:leituras críticas do pensamento social brasileiro (Editora Mercado Aberto,2001); autora do livro Controvérsias daquestão social: liberalismo e positivismo na causa abolicionista no Brasil(Editora Zouk, 2012); professora associada no Departamento de Sociologia ePolítica da Universidade Federal de Pelotas, onde leciona na Graduação e noMestrado em Ciências Sociais.

Publicado

2014-05-14

Cómo citar

Ribeiro, M. T. R. (2014). Antinomias da igualdade e da diferença na sociedade contemporânea. Sociedade Em Debate, 20(1), 08-30. Recuperado a partir de https://rsd.ucpel.edu.br/rsd/article/view/872