Espaços de violência: os homicídios nas cidades-gêmeas da fronteira brasileira

Autores

  • Fernando Afonso Salla Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo
  • Marcos Cesar Alvarez USP
  • Renato Antonio Alves USP
  • André Rodrigues Oliveira USP

Palavras-chave:

Fronteiras. Homicídios. Violência. Cidades-gêmeas.

Resumo

O artigo trata da violência na faixa de fronteira do Brasil, a partir das ocorrências de homicídio. Descreve as principais características da faixa de fronteira e das cidades que a compõem. Com base em dados produzidos pelo sistema de saúde, destaca a violência nas cidades-gêmeas dos estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná com cidades paraguaias, que apresentam as maiores taxas médias de homicídio dentre as cidades da faixa de fronteira brasileira. A intensidade das atividades econômicas, legais e ilegais, na área fronteiriça, bem como a maior circulação de pessoas e a proximidade dos principais centros urbanos do sudeste e sul do Brasil podem ser apontados como possíveis aspectos fundamentais para a compreensão das dinâmicas de maior violência, expressa nos casos de homicídio, nas cidades-gêmeas estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Afonso Salla, Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo

Sociólogo, doutor em Sociologia pela USP. Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo.

Marcos Cesar Alvarez, USP

Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo

Renato Antonio Alves, USP

Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Salla, F. A., Alvarez, M. C., Alves, R. A., & Oliveira, A. R. (2019). Espaços de violência: os homicídios nas cidades-gêmeas da fronteira brasileira. Sociedade Em Debate, 25(1 esp.), 104-122. Recuperado de https://rsd.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2634