A Formação do Novo Trabalhador Frente à Reestruturação do Trabalho e da Produção

Autores/as

  • Márcia Naiar Cerdote Pedroso

Palabras clave:

Avanço tecnológico, reestruturação do trabalho, formação do trabalhador

Resumen

Esta pesquisa aborda as transformações ocorridas no mundo do trabalho, nas últimas décadas, em função da profunda reestruturação produtiva do capital. A reestruturação tem por base a introdução massiva de novas tecnologias e inovações na gestão do trabalho e da produção bem como a racionalização da produção na busca de novas técnicas em constante aperfeiçoamento visando a níveis cada vez mais sofisticados de formação da força de trabalho. O objetivo deste é analisar a introdução dos novos métodos produtivos e seus reflexos na formação do trabalhador na qual passa a ter grande relevância o conhecimento, os saberes e a competência dos trabalhadores para atuar nesse novo paradigma produtivo. Porém, esse processo não é homogêneo, uma grande parte dos indivíduos não possui acesso ao conhecimento e à formação necessários para fazer frente às novas exigências impostas pelo novo paradigma.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Naiar Cerdote Pedroso

Especialista em Pensamento Político Brasileiro pelo Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Santa Maria e Graduada em Economia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2012-07-10

Cómo citar

Pedroso, M. N. C. (2012). A Formação do Novo Trabalhador Frente à Reestruturação do Trabalho e da Produção. Sociedade Em Debate, 13(1), 121-137. Recuperado a partir de https://rsd.ucpel.edu.br/rsd/article/view/416